Hi, everybody!!!

It will be very good to share my literary experiences with you!!! Come and tell us about your literary moments!!

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Qual livro você mais gostou? Por que? Que reações você teve quando o leu?

Bom...difícil dizer qual livro mais me tocou...Acho interessante isto de gostar de uma leitura, gostamos de livros que mexem conosco...que nos fazem felizes, nos deixam tristes, nos fazem rir, nos deixam irritados, inconformados, revoltados, intrigados...acho que gostamos de livros que nos tiram da mesmice. Neste ponto, não importa se estamos falando de uma literatura clássica (canônica) ou de um best seller de auto-ajuda, ou desses mais populares que viram filmes de sucesso!!! Os livros que mais me lembro são Vidas Secas de Graciliano Ramos, por que me tocou de formas diferentes em momentos diferentes da minha vida. Também Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis que achei fascinantes. Adoro as peças de Shakespeare, principalmente A Megera Domada, Othelo, Hamlet, Macbeth nossa, todas são fascinantes... Também lembro de sensações que tive quando li Vinte Mil Léguas Submarinas, fiquei sem ar quando o submarino fica preso sob o iceberg e também me arrepiei com alguns contos de Edgar Allan Poe, como o Poço e o Pêndulo e O Gato Preto. Quando li Ensaio sobre a Cegueira fiquei revoltada com o egoísmo e a insensibilidade das pessoas....acho que senti isso muito mais forte no livro do que no filme....Também me emocionei com o Alquimista na minha adolescência e tantos outros livros que fica difícil descrever todas as sensações boas e ruins....

5 comentários:

  1. Oi, Catia.
    Fui professor de inglês da sua irmã, você talvez não lembre de mim.
    Adoro ler, sou do tipo que lê jornal cobrindo chão do banheiro, quando não há mais nada para ler.
    Adoro livros de suspense, terror e policiais. Era fã de Agatha Christie quando adolescente. Hoje em dia leio tudo que posso de Edgar Allan Poe, Stephen King e Robert McCammon. Mas não me restrinjo a estes gêneros. Leio não-ficção, ficção científica, drama, comédia.
    O livro que mais marcou minha vida foi O Mundo Assombrado pelos Demônios, de Carl Sagan, que mudou totalmente minha atitude frente às religiões e crendices. Outros livros que me marcaram: Histórias Extraordinárias, de Poe; Zona Morta e A Dança da Morte, de Stephen King; Mistery Walk e Swan's Song, de McCammon; Dom Casmurro, de Machado de Assis.

    ResponderExcluir
  2. Aprendi a gostar de ler por causa da minha irmã. Nunca gostara de ler, achava chato!! Se o livro tivesse mais de 30 páginas e sem figuras então....cruz credo!!! Um tédio!! Ficava imaginando como minha irmã gostava tando de ler e ficava noites e mais noites adentro lendo aqueles livros enormes!!!! Inclusive brigávamos muito porque ela lia no nosso quarto e eu queria que apagasse a luz para poder dormir. Ela sempre ficava tentando incluir a leitura na minha rotina me dando gibis. Até que gibi eu lia, mas mesmo assim preferia jogar videogame. Até que um dia, não me perguntem porque, ela me falou que estava lendo um livro muito bom e que estava adorando e me contou um pouco da história. Me interessei e resolvi começar a ler o tal livro. O livro deve ter umas 400 páginas, eu comecei na sexta-feira e terminei no domingo pela manhã. Para uma pessoa que não gostava de ler isso é uma verdadeira façanha!!! O livro, Se Houver Amanha, simplesmente me fascinou. Gostei tanto que logo procurei outros livros dele, e hoje em dia posso dizer que já li e tenho quase a coleção completa de Sidney Sheldon. Depois disso passei a ter gosto pela leitura e hoje em dia não fico sem ler um livro e realmente não consigo entender como existem pessoas que não gostam de ler. Leio de tudo. Depois vou enviar outro comentário para passar minha considerações sobre os alguns dos livros que já li. Bjs a todos.

    ResponderExcluir
  3. Sou uma pessoa super ativa, e adoro preencher meu tempo ocioso lendo algum livro. No caminho do trabalho para casa ou de casa para o trabalho ou em algum momento em que seja possível... estou lendo. Já li vários livros, desde o Pequeno Príncipe, um clássico, na minha opinião toda criança tem que ler este livro; Graciliando Ramos, Vidas Secas me recordo do cachorro chamado Baleia, quando li que a cadelinha era tratadacomo gente, passei a gostar mais dos meus cachorros em casa; Harry Potter, o fato da autora ser super detalhista é demais; até o Assim Falou Zaratustra, este último, em especial, me marcou bastante pelo simples fato de não ter consigo lê-lo até o fim. Apesar de usar uma linguagem poética satirizando o novo testamento, não fui atraída pela forma como ele foi escrito. Decidi ler este livro depois de ler Quando Nietzsche Chorou, uma história fascinante sobre a vida do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, e então alguém pergunta "Quem é o doido que vai ler um livro sobre a vida de um filósofo alemão?" Esse livro deve ser um saco! Muito pelo contrário, o autor promoveu o encontro de grandes personagens como Freud e Nietzsche que viveram em época diferentes e a história é fantástica. Mas o livro que mais me fascinou foi a saga de Harry Potter, a autora é tão rica em detalhes que é possível não só ler, mas visualizar os ambientes em que se encontram os personagens. Atualmente além da minha filha mais velha, estou incentivando a minha mãe a ler, pois isso ajuda muito a manter o cérebro em boa forma, previne muitas doenças como o Mal de Alzheimer, só que o mais gratificante é ouví-la dizer que adorou o livro que está lendo e me conta alguma parte do livro. Ler também ajuda a melhorar a escrita, a interpretação de texto e nos faz muitas vezes conhecer termos e palavras novas que nos obrigam a pesquisar. Ler é ótimo e eu recomendo!

    ResponderExcluir
  4. Olá, estou visitando o Blog por indicação da Lú. Há bem pouco tempo atrás, eu não gostava muito de ler. Lia quase que obrigado, aos livros da minha época de primeiro grau. Cabra das Rocas, o Escaravelho do Diabo, Os Meninos da Rua de Trás... De lá pra cá, só me lembro de ter lido a Bíblia (O Novo Testamento por mais de uma vez) e só voltei a ler em 2007 quando estava trabalhando em São Paulo, longe da famíla e sem ter muito o que fazer durante a semana, resolvi voltar a ler para ajudar a 'matar' o tempo longe de casa. Comecei a ler principalmente, Biografias e Livros de Auto-ajuda e alguns livros de áreas de interesse alheios à minha formação e profissão (Análise de Sistemas). Como gosto muito de Reggae, já li tudo que encontrei (e comprei) sobre Bob Marley. Adorei Queimando Tudo de Timothy White e Bob Marley & Su Legado Musical (Em Espanhol) de Jeremy Collingwood. Tenho lido também lido algumas coisas sobre Psicologia e Religião com o intuíto de crescer mentalmente, conhecer à mim mesmo, mais e melhor e desenvolver o meu espírito. Acho que é isso. Nunca mais deixo de ler, enquanto tiver condições.

    Alexandre Magno Cardeal Batista

    ResponderExcluir
  5. Falar sobre leitura é falar sobre um assunte extremamente agradável, postar os livros que mais gostei é que fica difícil. Sabendo que cometerei o pecado de esquecer algum dos meu amados companheiros de ônibus e cabeceira sitarei os seguintes: Harry Potter(toda a série), O Alquimista, As Valquirias, O Diário de um mago, O monte cinco(Paulo Coelho), Artemis Fowl(toda a série - Eoin Colfer), Vinte mil léguas submarinas, Da terra a lua, A volta ao mundo em 80 dias, Viagem ao centro da terra, Robur o conquistado(Júlio Verne), cara vou parar por aqui pq ainda tem Monteiro Lobato, Sheldom, stephen king, Pier Paul Reads(O Oportunista, que particularmente amo de paixão)e outros que vc ainda vai me emprestar(e eu vou devolver rápido), ou seja, ler é viver e viajar sem bagagem e semfronteiras, felicidades nas pesquisas

    ResponderExcluir